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Defensor, justo, transparente, acessível e eficiente. Assim a sociedade catarinense define o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), aponta a pesquisa de imagem realizada neste ano e cujos resultados foram entregues à instituição nesta quinta-feira (15). O relatório final foi detalhado pela Unifel Educação e Tecnologia Corporativa, empresa que executou a investigação ao longo de 2022. 

Outros aspectos de destaque do estudo são o nível de confiança dos catarinenses no MPSC e o aumento do conhecimento sobre a instituição. Mais de 47% dos entrevistados disseram confiar ou confiar totalmente no MP de Santa Catarina e 75% afirmaram conhecer a instituição. O nível de conhecimento sobre o Ministério Público aumentou em comparação com o apresentado em pesquisa similar, realizada no ano de 2012, quando 54,86% responderam que sabiam o que é a instituição. Ainda, 79.9% consideram que a instituição é essencial para a sociedade catarinense. 

Para o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio Fumo Fernandes, os resultados da pesquisa "demonstram o alto nível de credibilidade da instituição junto à população catarinense, o que é motivo de orgulho aos nossos membros e servidores espalhados por todo o Estado." 

"Os apontamentos aumentam ainda mais a responsabilidade da Instituição, no sentido de constante aperfeiçoamento e no intuito de estreitar cada vez mais a relação com o cidadão, motivo maior de nossa existência", declarou o Subprocurador. 

Outros resultados também fornecem um panorama a respeito da qualidade e dos canais de atendimento do MPSC: 89,5% dos entrevistados que procuraram atendimento no MPSC concordaram que foram recebidos com cordialidade e prestatividade. A pesquisa também mostrou um crescimento no conhecimento sobre a Ouvidoria do MPSC nos últimos dez anos: em 2012, 39,8% dos entrevistados sabiam da existência da Ouvidoria, percentual que saltou para 61% em 2022.

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Os caminhos da instituição 

A exemplo da pesquisa de 2012, o estudo promovido pelo MPSC em 2022 tem a função de verificar se a imagem percebida pela população se aproxima do posicionamento estratégico da instituição, além de medir a satisfação da sociedade catarinense quanto ao trabalho do Ministério Público. Esses e outros resultados recebidos nessa semana pelo MPSC servirão como base para as estratégias de relacionamento, atendimento e comunicação do Ministério Público. 

Entre os desafios e melhorias apontadas na pesquisa estão a busca por aproximar ainda mais os cidadãos dos canais de comunicação do MPSC e ampliar o contato com a população no ambiente off-line. A divulgação de conteúdos em emissoras de rádio e TV é apontada como uma das estratégias para atingir esse objetivo, o que vem sendo o foco de iniciativas como a produção de informativos sobre o trabalho da instituição em 240 emissoras de rádio e 10 de televisão. Tornar a linguagem mais simples e acessível é outro item que deve ser ainda mais aperfeiçoado nos próximos anos.  

Pesquisa ouviu mais de 1,8 mil catarinenses de todas as regiões 

A fase de coleta de dados da pesquisa se dividiu em duas etapas. A primeira foi qualitativa e contou com a participação de grupos de pessoas representantes da sociedade civil, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da imprensa e de outras categorias definidas pelo Ministério Público. Por meio da metodologia dos grupos focais, essas pessoas foram ouvidas e seus relatos considerados para a elaboração do questionário, a etapa quantitativa. Na aplicação do questionário 1867 cidadãos enviaram respostas, sendo 1225 entrevistados presencialmente e outros 642, on-line. A amostra contém respostas de moradores de todas as regiões de Santa Catarina.