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O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deu mais um passo na implementação da inteligência artificial MS Copilot. Apresentado às Promotorias de Justiça e áreas administrativas na sexta-feira (16), o Copilot foi também o assunto de outro evento nesta quinta-feira (22), que focou em detalhar o potencial da ferramenta para as Procuradorias de Justiça. 

A atividade aconteceu em formato híbrido. Mais de 120 Procuradores e Procuradoras de Justiça, Assistentes e Assessores de Procuradoria de Justiça participaram da programação presencialmente no auditório do MPSC em Florianópolis, e on-line, via Teams. O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, falou na abertura da atividade e incentivou o uso da ferramenta. "Fizemos um esforço para que essa ferramenta estivesse disponível para todos os colaboradores e membros. Gostaria então de pedir para que todos utilizem o MS Copilot. Aos Procuradores de Justiça, peçam para que suas assessorias explorem as possibilidades. Vamos ganhar em tempo, produtividade e resolutividade em nossa rotina", disse. "Somos agentes políticos de transformação social e essa ferramenta vai economizar muito tempo, o que permite que nos dediquemos a outras situações, outras demandas da sociedade", salientou o PGJ.  

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Equipado com os motores de IA mais avançados, como o GPT-4 e DALL-E 3, o Copilot é capaz de produzir textos, resumir documentos, fazer pesquisas on-line e retornar resultados confiáveis, indicando a fonte de onde foram retirados. A ferramenta interage com o usuário como um assistente virtual, lendo e respondendo perguntas e comandos. 

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng, enfatizou a importância do MP na Prática dessa semana. "Nós queremos que todos usem essa ferramenta, então precisamos instruir, mostrar como ela funciona. Esse é o objetivo do MP na Prática, demonstrar como o Copilot pode colaborar no nosso trabalho", disse Naschenweng, introduzindo as explicações sobre o uso da IA. 

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Também participou da abertura do evento o Gerente de Transformação Digital (GETDI) do MPSC, Rodrigo Figueiredo Brelinger, que enalteceu o vanguardismo da instituição com a disponibilização do Copilot. Brelinger ainda falou do poder da ferramenta para ajudar os colaboradores a navegarem em busca de informações. "Com esse mar de informações que temos, é difícil filtrar e saber para qual caminho seguir. O Copilot será nosso ajudante nessa navegação, é uma ferramenta incrível que veio trazer poder e clareza para encontrarmos as informações relevantes de que precisamos", mencionou. 

Além de ser uma ferramenta de IA de última geração, outra vantagem da versão do MS Copilot implementada no MPSC é a segurança garantida aos usuários. Ao contrário da versão gratuita da ferramenta, a IA disponível aos colaboradores não armazena nenhuma informação no banco de dados da Microsoft, tampouco disponibiliza esses dados na web. O histórico de conversas com o Copilot também é deletado automaticamente sempre que o usuário fecha o bate-papo.    

Demonstrações práticas sobre o Copilot foram apresentadas na sequência. O Técnico do MP e integrante do Laboratório de Inovação do MPSC (iMPulsoLAB), Pablo Benítez, e o Arquiteto de Soluções de Dados de IA da Teltec Solutions, Fernando de Araujo Callejon. Benítez fez demonstrações sobre os diferentes usos possíveis para o Copilot, como para pesquisar jurisprudências, resumir processos, elaborar notícias e extrair informações precisas de documentos extensos. Callejon apresentou a história da evolução das IAs e, junto de Benítez, tirou dúvidas dos participantes do encontro.  

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Sobre o MS Copilot  

O Copilot é um programa de Inteligência Artificial Generativa capaz de criar texto com base em seus comandos. A iniciativa do Copilot faz parte do Programa de Inteligência Artificial no MPSC e é liderada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação (SubPlan) e conta com o trabalho conjunto da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), por suas Gerências de Transformação Digital (GETD) e Atendimento ao Usuário (GEAU), e do Laboratório de Inovação do MPSC (iMPulso Lab).