Temas abordados
Durante os encontros, foram apresentados exemplos práticos de comportamentos que podem indicar relações abusivas, como ciúmes excessivos, humilhações e tentativas de controle da vida do(a) parceiro(a). Também foram discutidas formas de apoio a colegas em situação de vulnerabilidade e os canais de denúncia e acolhimento disponíveis.
"Eu não sabia que certas atitudes também eram violência. Achei que era só quando alguém batia, mas aprendi que humilhar e controlar também faz mal", disse a aluna Letícia.
Para os professores e diretores, as palestras terão impacto no ambiente escolar. "Esses encontros ajudam a escola a reforçar valores de respeito e igualdade no dia a dia. É uma forma de preparar nossos alunos para viverem relações mais justas e saudáveis", destacou Vanderléia Dias, Diretora da EEB Professor João Vendrami.
"Nossos alunos se envolveram bastante. Foram bem participativos. Informação, com certeza, é a melhor forma de prevenção", declarou a Diretora da EEB Victor Meirelles, Soraia Sabel Moreira.
Projeto terá continuidade
As palestras em Vitor Meirelles inauguraram o ciclo de cinco encontros previstos para os quatro municípios da Comarca de Presidente Getúlio - Vitor Meireles, Dona Emma, Witmarsum e Presidente Getúlio. O objetivo é multiplicar o conhecimento e ampliar a conscientização sobre relacionamentos saudáveis, prevenindo a violência doméstica desde a adolescência.
Na segunda-feira (25/8), os encontros serão em Dona Emma (período matutino) e Witmarsum (vespertino). Na quarta-feira (27/8), a palestra será na cidade de Presidente Getúlio, na Escola Municipal de Educação Básica Tancredo Neves.
"Nos próximos meses, outras escolas também receberão a presença da Promotoria de Justiça e do Poder Judiciário, porque o projeto continua. Nosso compromisso é levar essa mensagem de prevenção e conscientização a cada vez mais jovens, construindo juntos uma rede de proteção mais forte contra a violência", informou a Promotora de Justiça Cassilda Maria de Carvalho Santiago Dallagnolo.
"Na abertura do projeto, nós entregamos a cartilha que foi idealizada pela Promotoria de Justiça de São José do Cedro, no Extremo Oeste do estado. É um material que o MPSC tem distribuído para todas Promotorias de Justiça e com certeza vai contribuir para o desenvolvimento do projeto aqui na Comarca de Presidente Getúlio", disse o Assistente da 2ª Promotoria de Justiça, Samuel Muniz dos Santos.