Post

Nesta semana, as cadeiras do auditório do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ficaram ocupadas por comunicadores de todo o Brasil que fazem a informação dos serviços prestados pelo Ministério Público brasileiro chegar até à sociedade. O 1º Congresso Nacional dos Comunicadores do Ministério Público Brasileiro (CONACOMP) foi realizado especialmente para reunir assessores das 27 unidades federativas do país em um só lugar, encerrou nesta quarta-feira (4/10).

Foram dois dias dedicados ao aprimoramento da comunicação pública entre o Ministério Público brasileiro e os cidadãos. No evento, os comunicadores puderam compartilhar experiências e práticas relacionadas aos desafios da comunicação pública na era digital com conversas com profissionais de renome na área.

O segundo dia da programação teve como foco a inovação tecnológica e as redes sociais e começou com a condução do professor Lucas Vieira de Araújo. A palestra teve como assunto principal a inteligência artificial, e apresentou aos participantes exemplos de usos dessa tecnologia.

Post

À tarde, a jornalista Melina Santos falou sobre o uso das redes sociais na comunicação pública. Também detalhou situações de gerenciamento de crises e novas ferramentas que as unidades do Ministério Público brasileiro podem utilizar.

No encerramento do congresso, a Coordenadora do Comitê de Políticas de Comunicação Social do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPCom/FNG-MP), Assessora em Comunicação do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS), Waléria Leite, agradeceu a presença de todos os comunicadores e disse que "a realização desse primeiro grande evento foi uma conquista para nós, logo outros virão".

O Coordenador de Comunicação Social do MPSC, Carlos Rocha, também agradeceu o engajamento e o apoio dos Procuradores-Gerais de Justiça das unidades representadas no evento. "Nós temos que celebrar oportunidade do reencontro, a oportunidade de tê-los aqui em Santa Catarina, em nossa casa. O encontro não termina aqui, nós temos a continuidade do trabalho com as devolutivas para os compromissos assumidos", finalizou.

Post

Primeiro dia de evento

O 1º Congresso Nacional dos Comunicadores do Ministério Público Brasileiro (CONACOMP) teve início nesta terça-feira (3/10) e foi marcado por uma série de atividades para a troca de experiências entre os assessores de comunicação.

Antes mesmo da abertura oficial, os profissionais participaram de um "pitch de comunicação", com a apresentação e práticas de sucesso implantadas nas unidades do MP pelo Brasil. Foram apresentados os seguintes projetos: MP pra Você (MP de Goiás), Central do Interior (MP do Rio Grande do Sul), Play no MP (MP de Tocantins), Expresso MP (MP do Paraná) e CollabCom (MP do Ceará).

As palestras começaram na parte da tarde, com o escritor, jornalista e repórter de televisão Caco Barcellos. O jornalista falou sobre a própria trajetória profissional enquanto repórter de rua e a importância de se ter como fonte de notícia aquela pessoa que sente e vivencia os problemas do dia a dia, além da fonte oficial.

O primeiro dia de evento terminou com uma conversa conduzida pela jornalista, Assessora de Comunicação da Câmara de Deputados em Brasília e Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública, Cláudia Lemos, que teve como tema a "comunicação institucional e sociedade". Na palestra, a jornalista provocou reflexões nos participantes sobre a prática profissional de comunicadores públicos.