Procuradores e Promotores de Justiça receberam aperfeiçoamento para atuar de forma mais intensiva no combate ao crime organizado e, em especial, ao tráfico de drogas, durante o seminário "Crime Organizado e Ministério Público: estratégias de combate", realizado nos dias 13 e 14 de setembro.
Leia as notícias sobre o seminário.
Aproximadamente 260 participantes, a maioria Procuradores e Promotores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), estão sendo aperfeiçoados para atuar de forma mais intensiva no combate ao crime organizado e, em especial, ao tráfico de drogas. Eles participam desde a noite do dia 13 de setembro do primeiro seminário realizado pela Instituição com o tema "Crime Organizado e Ministério Público: estratégias de combate", no auditório do 1° andar da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
O evento marcou a criação de estruturas inéditas na organização do Ministério Público de Santa Catarina: as oito principais cidades do Estado, Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Lages e Chapecó, terão Grupos Especiais de Combate ao Tráfico Ilícito de Drogas, os chamados GECOTs, criados pela Procuradoria-Geral de Justiça.
"Este seminário é o marco divisor de nossa reestruturação para combater o crime de forma organizada, sistematizada e com inteligência, o que é de interesse de toda a sociedade. Este tema é urgente e precisa de enfrentamento com inteligência e com cooperação mútua, em parceria com as diversas Polícias", afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, na abertura.
Gercino lembrou ainda da recente ampliação do Grupo Estadual de Combate ao Crime Organizado (GECOC), que integra a estrutura do MPSC e agora conta com um Procurador e 14 Promotores de Justiça. O GECOC supervisionará o trabalho a ser desenvolvido pelos Grupos de Combate ao Tráfico de Drogas (GECOTs).
Na mesa da solenidade de abertura estavam o Procurador-Geral de Justiça; o Corregedor-Geral do MPSC, José Eduardo Orofino da Luz Fontes; o Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR), Robison Westphal; o Presidente do GNCOC, Roberto Bandeira Pereira; o Procurador-Chefe da República em SC, Carlos Augusto de Amorim Dutra; o Promotor de Justiça Milani Maurílio Bentro, representando o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público; o Secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet, representando o Governador; e o Presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Manoel Abreu.
Reestruturação atende apelo da sociedade, diz Presidente do GNCOC
Os grupos existentes na organização do Ministério Público de Santa Catarina atuarão de forma integrada com os representantes da Instituição e com os profissionais da área de segurança pública em todo o Estado e, ainda, em sintonia com as ações do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Na abertura do seminário, o Presidente do Grupo Nacional e Procurador de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Roberto Bandeira Pereira (foto ao lado), destacou a importância da reestruturação da estrutura de prevenção e repressão criminal do MPSC.
"O Ministério Público catarinense está dizendo sim ao apelo da cidadania pelo combate a esta chaga social. O Ministério Público brasileiro saúda esta Instituição na instalação destes grupos de trabalho", afirmou Pereira. Ele discorreu sobre a experiência do Grupo Nacional, e disse que o órgão tem compromisso com o vigor e com a ação, mas de forma equilibrada, e acima de tudo com respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos. O Procurador-Geral de Justiça destacou que a atuação do MPSC será firme, mas silenciosa, de forma a assegurar o sigilo necessário nesta atividade de combate ao crime organizado.
Aperfeiçoamento para combater crime organizado marca prioridade a ser enfrentada pelo MPSC
Procuradores e Promotores de Justiça receberam aperfeiçoamento para atuar de forma mais intensiva no combate ao crime organizado e, em especial, ao tráfico de drogas, durante o seminário "Crime Organizado e Ministério Público: estratégias de combate", realizado nos dias 13 e 14 de setembro.