A 33ª Promotoria de Justiça da Capital segue acompanhando a habilitação de novos leitos de UTI nos hospitais públicos e privados da Capital para tratamento de pacientes com covid-19 que utilizam o SUS.  Após inspeção do Promotor de Justiça Luciano Naschenweng, o Hospital Universitário (HU) já iniciou processo de contratação de médicos intensivistas e enfermeiros. O HU está com 12 leitos ativos e 10 ocupados (9 casos confirmados e 1 suspeito de covid-19).

No dia da vistoria (6/11), a Superintendente do HU, Profª Maria de Lourdes Rovaris, e a Gerente de Atenção à Saúde, Profª Francine Lima Gelbcke, informaram que existem oito leitos desabilitados, sendo o principal motivo a escassez de profissionais (médicos intensivistas e enfermeiros) habilitados e capacitados para tratar pacientes com covid-19. A fim de que esses leitos sejam colocados em pleno funcionamento, as profissionais comprometeram-se a buscar a contratação de novos profissionais junto à EBSERH e por meio de processo seletivo emergencial. A previsão é que dois novos leitos UTI Covid sejam abertos nos próximos dias e que a ampliação do número de leitos continue ocorrendo na medida do possível.

O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR) informou ao Promotor de Justiça que já havia aberto novos leitos de UTI Covid. Nesta quarta-feira, estavam internados no hospital 13 pacientes clínicos e 8 na UTI, todos com o novo coronavírus, e havia um paciente em observação na emergência com a doença.  

No Hospital de Caridade, a Coordenadora da UTI covid, Dra. Carla Pires, informou no dia da vistoria, cuja situação segue inalterada, que a unidade conta atualmente com 20 leitos na UTI Covid, 6 outros leitos para pacientes com covid-19 na UTI Livramento e mais 4 leitos na UTI Cárdio, totalmente isolados dos demais. O principal fator que impede a abertura de novos leitos esbarra também na falta de médicos intensivistas e enfermeiros capacitados para tratar de pacientes graves. A coordenadora esclareceu que estão entrevistando e recrutando profissionais, pois o objetivo é abrir mais quatro leitos UTI Covid no espaço da UTI Livramento nos próximos 15 dias.

"As vistorias foram essenciais para se compreender a gravidade do quadro que existe no Município de Florianópolis e, sobretudo, ter conhecimento acerca das iniciativas que já estão sendo tomadas pelos hospitais. A 33ª Promotoria de Justiça da Capital continuará acompanhando as ações, esperando que novos leitos sejam habilitados e que a regulação estadual esteja pronta para encaminhar imediatamente pacientes a outros municípios caso seja necessário", comentou o Promotor de Justiça Luciano Naschenweng.

As vistorias da Promotoria de Justiça fazem parte do procedimento administrativo instaurado para apurar as medidas de combate ao coronavírus no Estado de Santa Catarina e no Município de Florianópolis.