Post

O terceiro acusado de matar um homem a tiros em Xaxim foi condenado pelo Tribunal do Júri. Os jurados acolheram a tese apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o condenaram por homicídio qualificado por motivo fútil. Ele foi sentenciado a 15 anos, seis meses e 20 dias de reclusão em regime inicial fechado. Os outros dois envolvidos no crime já foram condenados em abril deste ano. A Promotora de Justiça Ana Carolina Schmitt representou o Ministério Público na sessão, que ocorreu nesta sexta-feira (6/10). 

De acordo com a denúncia, na madrugada de 25 de julho de 2021, no bairro Santa Terezinha, o réu e outros dois homens - todos membros de uma facção criminosa - armaram uma emboscada e mataram o homem com cinco disparos de arma de fogo. Segundo o apurado no processo, o crime foi praticado porque a vítima não aceitava as intervenções dos criminosos no bairro. Então, em defesa da família e dos vizinhos, que vinham sendo ameaçados, interpelava para os réus cessarem a forma como tratavam os moradores.   

Cabe recurso da sentença, mas a Justiça negou ao réu o direito de recorrer em liberdade, pois ele respondeu a todo o processo preso e os requisitos da prisão preventiva ainda estão presentes.  

Condenação dos outros réus 

Os outros dois envolvidos no crime foram condenados, respectivamente, a 19 anos e 20 dias e a 14 anos de reclusão, ambos por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima.