PostNeste domingo, 1º de outubro, os 5.570 municípios brasileiros escolherão os novos membros dos Conselhos Tutelares. Todos os cidadãos em dia com a Justiça Eleitoral têm o direito de votar; basta levar o título de eleitor e um documento de identificação. A votação ocorrerá das 8h às 17h. Cada eleitor poderá escolher um candidato.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fiscaliza esse processo, monitorando os locais de votação e a conduta dos candidatos a conselheiros tutelares. O Promotor de Justiça da infância e juventude da Comarca de Lages, Giancarlo Rosa Oliveira, fala sobre a importância do comparecimento às urnas.

"O Conselho Tutelar é um órgão estratégico do sistema de garantia de direitos, atuando na defesa de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e articulando políticas públicas. Nesse sentido, é importante que a população participe ativamente desse processo de escolha dos conselheiros, indo às urnas e votando", diz.

Os eleitores catarinenses encontram a relação completa com os nomes dos candidatos e os números de urna, assim como o local de votação, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

A Comarca de Lages engloba quatro municípios: Lages, Bocaina do Sul, Painel e São José do Cerrito. Em Lages, a votação ocorrerá nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), na Casa dos Conselhos e na Secretaria Municipal de Assistência Social. Por exemplo, quem tem o título de eleitor cadastrado na Escola Industrial deve se dirigir ao CRAS II, no bairro Centenário. O município tem 14 candidatos.

Em Bocaina do Sul, a votação acontecerá no Centro de Idosos, e há sete candidatas. Em Painel, a votação ocorrerá no Salão Paroquial, e há 10 candidatas. E em São José do Cerrito, a votação acontecerá na Escola Mauro Gonçalves Farias, e há nove candidatas.


Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Promotor de Justiça Giancarlo Rosa Oliveira.

Carregar arquivo do audio aqui!