Post

Com o tema "A Atuação do Ministério Público Catarinense na Defesa dos Interesses Sociais", o 1º Prêmio ACMP de Jornalismo, da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), está com inscrições abertas até o dia 29 de março. A iniciativa é voltada aos profissionais do jornalismo que atuam em Santa Catarina e visa reconhecer e valorizar o trabalho da imprensa ao destacar a atuação do MPSC nas abordagens aos principais problemas que afetam a sociedade. Serão premiados com R$ 4.000,00 e R$ 1.000,00, respectivamente, os primeiros e segundos colocados nas categorias telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo/impresso. Os terceiros colocados de cada categoria receberão troféus. 

A temática contempla produções relativas a todas as áreas de atuação do Ministério Público. Na avaliação dos trabalhos, a Comissão Julgadora levará em consideração critérios que enfatizem a atividade jornalística, a abordagem criativa do tema, a adequação ao meio e a coerência editorial, a imparcialidade, a apresentação estética e outros aspectos fundamentais para o bom exercício da atividade jornalística. Também serão considerados o nível de pesquisa, a precisão e veracidade dos fatos descritos e, ainda, o uso apropriado da língua portuguesa. 

Podem concorrer ao prêmio os materiais publicados no período compreendido entre 1º de janeiro de 2023 e 29 de março de 2024. A divulgação dos três trabalhos classificados em cada categoria será feita no dia 29 de abril de 2024, no site da ACMP, e a entrega simbólica dos prêmios ocorrerá em solenidade a realizar-se em Florianópolis, com data a ser definida. 

Para esclarecimento de dúvidas e acesso a mais informações, os candidatos inscritos podem fazer contato com a organização por meio do endereço eletrônico imprensa@acmp.org.br. Todas as informações sobre o 1º Prêmio ACMP de Jornalismo estão disponíveis no site da Associação Catarinense do Ministério Público.