Post

Já está no ar o podcast do programa "Educando Cidadãos". A parceria, lançada entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), tem como objetivo fortalecer a ética, a transparência e a cidadania. No episódio de estreia, a Procuradora-Geral de Justiça do MPSC, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, e a Secretária-Geral da ALESC, Marlene Fengler, debatem temas como transparência e ética, políticas públicas, educação e combate à corrupção. 

O Educando Cidadãos foi institucionalizado em maio deste ano pelo MPSC. Trata-se de uma evolução da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", idealizada pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto em 2004. Atualmente, o Educando Cidadãos conta com uma rede de 62 instituições. 

"O Educando Cidadãos surgiu da necessidade de levarmos aos estudantes uma formação em cidadania mais robusta, ou seja, de falar sobre temas como controle social, boa utilização dos recursos públicos, um meio ambiente que sirva às pessoas mas que não seja tratado como algo de menor importância, relações éticas entre as pessoas e a partir de uma perspectiva prática", ilustrou, no primeiro episódio, a Procuradora-Geral de Justiça. 

Post

A Secretária-Geral da ALESC, Marlene Fengler, discorreu sobre o papel do Legislativo no processo de educação e o desafio de incorporar, na prática, os ensinamentos. "A Assembleia Legislativa se incorpora a esse projeto que o Doutor Affonso Ghizzo Neto começou com essa luta, há 20 anos, de colocar isso em prática, sair da teoria e fazer essa construção conjunta para que, efetivamente, por meio da educação, a gente consiga criar uma cultura em que as pessoas entendam que a ética faz parte das ações do dia a dia", disse. 

O podcast de estreia é ancorado pelo Jornalista Paulo Müller, da ALESC, e está disponível nos canais da ALESC e do MPSC no YouTube. A proposta inicial é que os programas digitais conjuntos sejam mensais, mas também haverá edições extras, ancoradas por profissionais da comunicação tanto da ALESC quanto do MPSC, com a participação de convidados da sociedade. 

Sobre o Educando Cidadãos 

O programa "Educando Cidadãos" é uma iniciativa catarinense que busca promover uma cultura de integridade e cooperação social por meio da educação, incentivando a participação ativa dos cidadãos na construção de uma sociedade mais ética e responsável e no combate à corrupção. Foi lançado em maio de 2024 e conta com 62 apoiadores engajados, entre órgãos e entidades parceiras. O MPSC aderiu ao programa em abril deste ano. 

Podcast do Educando Cidadãos 

Onde: canais da ALESC e do MPSC no YouTube