Post

O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, recebeu na tarde desta sexta-feira (8/7) a direção do Conselho Regional de Medicina (CRM), que expôs preocupação com o caos no atendimento pediátrico no estado, identificando alguns dos problemas e apontando possíveis encaminhamentos. Na reunião, que ocorreu no gabinete do chefe do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Conselheiro do CRM Marcelo Cruz afirmou que a emergência do Hospital Infantil de Florianópolis está à beira do colapso. 

"As crianças que necessitam de atendimento classificado de baixo risco (ambulatorial) estão esperando cerca de 10 horas para serem atendidas na emergência do hospital. Isso é desumano. Já paramos de atender as cirurgias eletivas. Não temos vagas em UTI", afirmou Cruz.

Além disso, o Presidente do CRM, Eduardo Porto Ribeiro, informou que a UPA da Capital não tem triagem para as crianças; elas são atendidas por ordem de chegada. "As crianças esperam até cinco horas para serem atendidas. É grave a situação", alertou.

Outro assunto tratado pelos conselheiros do CRM foi as filas de espera por cirurgias eletivas no estado. Eles estimam que mais de 150 mil pessoas estariam aguardando por atendimento.

O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, externou preocupação e pediu um relatório completo da situação. "O cenário é preocupante e complexo. Temos que caminhar em conjunto para conseguirmos um resultado útil para a sociedade. Temos que ter informações de quem atua na linha de frente com os aspectos técnicos para convencermos os gestores a fazer os ajustes necessários na política pública na área da saúde. Os senhores terão todo o nosso empenho e dedicação", ressaltou.

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do MPSC, Promotor de Justiça Douglas Martins, também presente na reunião, destacou que o MPSC vem acompanhando de perto a situação em todo o estado. "Estamos acompanhando com preocupação toda essa situação e várias destas temáticas já foram debatidas amplamente, como o fortalecimento à atenção primária. Sabemos que recentemente o Governo do Estado repassou recursos a todos os municípios para contratação de profissionais, o que vem sendo acompanhado pelas Promotorias de Justiça, porém os gestores afirmam dificuldades de encontrar pediatras disponíveis", disse.

Martins também informou que o MPSC está acompanhando as medidas de prevenção de algumas das causas da alta taxa de internação de crianças e adolescentes. "Estamos participando da elaboração de uma estratégia conjunta entre Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC) para a melhoria da cobertura vacinal em crianças e adolescentes das vacinas previstas no plano nacional de imunização, o que inclui um programa de vacinação nas escolas", disse.

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Alexandre Estefani; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação, Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega; e o Vice-Presidente da CRM, Marcelo Neves Linhares, também participaram da reunião.

Saiba mais:

https://www.mpsc.mp.br/noticias/provocado-pelo-mpsc-estado-apresenta-planejamento-para-reducao-de-filas-de-espera-para-cirurgias-eletivas

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do MPSC, Promotor de Justiça Douglas Martins, que esteve presente na reunião e fala sobre o que foi acordado.

Carregar arquivo do áudio aqui!