Uma parceria interinstitucional que buscará acompanhar se os orçamentos públicos estão respeitando direitos e garantias constitucionais. Esse é o foco do Laboratório de Análises em Orçamentos e Políticas Públicas (LAOPP), lançado conjuntamente pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e pelo Tribunal de Contas de SC (TCE-SC) nesta quarta-feira (5), em evento que ocorreu na sede do TCE-SC e on-line.
Resultado de um termo de cooperação técnica firmado entre MPSC e TCE-SC em fevereiro, o LAOPP terá a missão de acompanhar o planejamento e a execução de projetos pelas prefeituras e pelo estado, de modo a observar se os recursos estão sendo usados em prol do interesse coletivo e atendendo às políticas públicas.
Um dos objetivos da criação do LAOPP é fornecer suporte para o trabalho de fiscalização e controle das instituições, como detalharam o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Saúde Pública (CSP) do MPSC, Douglas Roberto Martins, e o Diretor de Contas de Gestão do TCE-SC, Sidney Tavares Júnior, que fizeram a apresentação do laboratório.
Martins comentou sobre a complexidade de Promotores de Justiça e Auditores acompanharem integralmente as contas públicas. "É algo muito complexo pensar que uma pessoa sozinha, além de todas as atividades e no meio de uma diversidade de temáticas, consiga acompanhar ciclo orçamentário, entender tudo sobre direito financeiro e verificar a execução de projetos. A ideia do laboratório é ser um espaço e suporte para essa atuação. A partir dessa estrutura, poderemos analisar os orçamentos de municípios e do estado e subsidiar a atuação de Promotorias de Justiça e do TCE", observou o Coordenador do CSP.