MPSC implementa Programa Lixo Zero em Balneário Camboriú
Ação tem como intuito responsabilizar cada cidadão pelo próprio lixo gerado e foi destinada a membros e servidores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do Poder Judiciário Local.
A mudança de hábitos, visando adequar a destinação dos resíduos despejados por todos os que trabalham no Fórum de Justiça de Balneário Camboriú, foi tema de capacitação ocorrida nesta quarta-feira (01/06). A iniciativa faz parte do Programa Lixo Zero, idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, e foi implementada aos trabalhadores do Fórum de Balneário Camboriú por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, que atua na defesa do meio ambiente.
A ação foi promovida pelo Promotor de Justiça André Otávio Vieira de Mello para instruir membros e servidores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do Poder Judiciário local a reconhecer o resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania, além de consumirem de forma consciente. O curso visa a proteção da saúde pública e qualidade ambiental.
A realização do programa foi efetuada após diagnóstico da gestão de resíduos do Fórum de Balneário Camboriú. Segundo a análise, a situação atual aponta que 57% do lixo é remetido a aterro, 43% é reciclado e nada é compostado (processo para transformar matéria orgânica em adubo). O objetivo a ser alcançado nos próximos 12 meses prevê a reduzir o envio para aterro, manter o nível de reciclagem e aumentar a quantidade de lixo para compostagem.
O projeto tem como objetivo promover mudanças no estilo de vida das pessoas, promovendo práticas sustentáveis ao planeta. No evento desta quarta-feira, foram demonstrados exemplos de como deve ser feito o correto encaminhamento dos recursos descartados, de forma a evitar o envio a aterros para que não se tornem em resíduos tóxicos.
A capacitação ocorreu em dois períodos. Pela manhã, servidores do MPSC e do Judiciário receberam as informações. À tarde participaram Promotores de Justiça, assistentes de Promotorias de Justiça, estagiários e voluntários.