O Ministério Público de Santa Catarina utiliza cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar os serviços online.
Respeitando seu direito à privacidade, em breve você poderá fazer a gestão dos cookies por ferramenta própria disponível no site.
Até a implementação da ferramenta, você poderá optar por impedir/modificar esse tratamento por meio das configurações do seu navegador.



Post

Atividades do Memorial preservam e divulgam a história

O Memorial do Ministério Público de Santa Catarina atua para valorizar a história catarinense. Veja como o Memorial atua para cumprir esta importante missão. 


Memorial do MPSC é tema do Programa Alcance

Em Santa Catarina, o Ministério Público Estadual desenvolve um projeto que resgata a própria história como uma forma de ficar mais próximo do cidadão.No programa Alcance, você vai conhecer melhor o Memorial do Ministério Público de Santa Catarina.


Pesquisas e arquivo

O Memorial dedica-se à pesquisa e sistematização de um acervo histórico, documental, imagético e audiovisual. A partir da pesquisa são produzidos conteúdos para exposições, publicações e bancos de dados, que ficam à disposição da sociedade para consulta. Futuramente, os documentos irão compor o centro de memória do Ministério Público.

Entre os principais produtos do trabalho de pesquisa estão o Banco de Dados dos Membros Inativos e o Banco de Imagens. 

As fotos digitalizadas do acervo histórico da Instituição são indexadas em um sistema para disponibilizá-las on line. Atualmente está sendo realizado o trabalho de identificação e digitalização de imagens. 

O Banco de Dados dos Membros Inativos está em construção e sistematizará informações biográficas e funcionais de centenas de Membros que passaram pelo Ministério Público de Santa Catarina, da época da Colônia aos nossos dias. 

No Banco estão incluídos até mesmo os antigos adjuntos, leigos que no passado substituíam os Promotores de Justiça nas Comarcas em seus impedimentos ou afastamentos temporários. A partir desse banco de dados foi possível produzir diversos materiais como a lista de Procuradores-Gerais de Justiça e a série de publicações Histórias de Vida. 

Além da pesquisa documental, a história é recuperada a partir de entrevistas com pessoas que fizeram parte do Ministério Público. Conheça um pouco mais do Programa de História Oral, que nos permite recuperar informações que não podem ser encontradas nos documentos.


PUBLICAÇÕES

                                                                       
                                                                      As edições do Memorial são publicadas em formato impresso ou eletrônico, de forma avulsa ou como parte de séries editoriais, com destaque para a série "Histórias de Vida" e para a "Memória Viva de Santa Catarina". A primeira é uma coletânea de entrevistas editadas no âmbito do "Programa de História Oral", que promove memória de quem ajudou a construir a Instituição. Já, a série "Memória Viva" reedita obras raras ou esgotadas e publica fontes primárias importantes para a construção do conhecimento histórico. Essa série tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da noção de patrimônio cultural entre os catarinenses e promover o intercâmbio de acervos com instituições ligadas à cultura do Estado.

eVENTOS

O Memorial organiza seminários, palestras, workshops, eventos culturais, lançamentos de publicações e exposições históricas. Além disso, o Memorial esforça-se para amplificar a ressonância do conteúdo gerado nos seminários que organiza, publicando as palestras e conferências sob a forma de obras coletivas.

Grupo de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural Catarinense

O Memorial trabalha pela valorização do patrimônio cultural por meio da colaboração com o trabalho dos Promotores e Procuradores de Justiça e da participação no Grupo de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Catarina, instalado em 2012 pelo MPSC.