FRBL custeará aquisição de equipamentos para laboratórios do Corpo de Bombeiros
Com as instalações, será possível realizar pesquisas para elucidar as causas de incêndios e preveni-los.
A aquisição de equipamentos para o Centro de Pesquisa e Inovação em Ciências do Fogo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina será financiada pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL). A proposta, aprovada em reunião do Conselho Gestor nesta quarta-feira (9/10), tem como objetivo aperfeiçoar as operações dos Bombeiros e ampliar a segurança da população e do patrimônio catarinense.
O projeto contempla a compra de equipamentos para os três laboratórios que devem integrar o Centro de Pesquisa - de extintores de incêndio, de reação ao fogo e de investigação de incêndio. A estrutura é pioneira no Brasil e servirá como um instrumento de pesquisa, análise e capacitação para o Corpo de Bombeiros, ajudando nos trabalhos de prevenção e de elucidação de causas de incêndio.
Será possível, por exemplo, realizar testes para identificar problemas técnicos em extintores de incêndio e para verificar a reação de materiais de acabamento e revestimento de imóveis ao fogo. A detecção de agentes acelerantes em cenas de crimes também poderá ser feita, facilitando a obtenção de provas e tornando as perícias mais efetivas.
Os equipamentos ainda permitirão a recarga de extintores, ampliando a realização de atividades práticas em capacitações internas e em instruções destinadas às comunidades. O projeto foi aprovado com orçamento no valor de R$ 1.816.684,46.
Requerimentos de perícias
O Conselho Gestor aprovou, ainda, durante a reunião, três requerimentos de perícias nas áreas do consumidor, da infância e juventude e do meio ambiente. Os pedidos foram encaminhados pela 4ª PJ de Tubarão, pela 1ª PJ de Balneário Piçarras e pela PJ de Bom Retiro.
Em Santa Catarina, o dinheiro proveniente de condenações, multas e acordos judiciais e extrajudiciais em face de danos causados à coletividade em áreas como meio ambiente, consumidor e patrimônio histórico é revertido ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), o qual financia projetos que atendem a interesses da sociedade. Saiba mais no vídeo!