Em reunião com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Prefeitos, Secretários de Saúde e Secretários de Educação das cidades de São João Batista, Nova Trento e Major Gercino se comprometeram a ampliar a cobertura vacinal obrigatória, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, com uma série de ações. Os municípios irão desenvolver campanhas de conscientização nas escolas e fazer a busca ativa de crianças e adolescentes.

Todos os municípios também ficaram de apresentar em 10 dias, para a 1ª Promotoria de Justiça da comarca, informações sobre os obstáculos burocráticos estaduais e federais para o atingimento da meta da cobertura vacinal, bem como sugestões para solucionar os entraves. De dez vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), nenhuma vem alcançando a meta de cobertura ideal, que é de 95% de imunizados.

As vacinas são a estratégia de saúde pública comprovadamente mais eficaz na prevenção de uma série de doenças infectocontagiosas. Com a imunização, foi possível evitar milhões de mortes e sequelas graves, seja controlando ou mesmo erradicando doenças como sarampo, rubéola, poliomielite e varíola. No entanto, conforme uma nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde, nos últimos anos tem sido detectado um decréscimo na adesão às campanhas de vacinação do SUS, principalmente em função da disseminação de notícias falsas e da desinformação pelas redes sociais, assim como a enganosa sensação de segurança causada pelo quase desaparecimento de certas doenças.

A reunião foi conduzida pelo Promotor de Justiça Nilton Exterkoetter e ocorreu na quinta-feira na sede da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São João Batista.