Clóvis de Barros Filho aborda ética e cidadania em palestra
A Semana Estadual de Combate à Corrupção é um evento promovido em parceria pelo MPSC, por meio do programa Educando Cidadãos, e pela ALESC por meio da Controladoria-Geral.
Após a homenagem à Procuradora-Geral de Justiça, na tarde desta terça-feira, o professor, filósofo e escritor Clóvis de Barros Filho proferiu uma palestra sobre ética e valores. Diante de um auditório cheio, o acadêmico com 40 anos de experiência falou sobre corrupção, ética, o papel individual na prevenção e combate à corrupção, promovendo valores éticos e atitudes responsáveis. Durante a palestra, ele utilizou exemplos do cotidiano pessoal, profissional e social, alternando momentos sérios e outros com tom de humor.
"No combate à corrupção e todo o resto, a ética é um campo do conhecimento pertencente à filosofia, onde cuidamos de como deveríamos agir, sobretudo em função da presença dos demais. Se morássemos sozinhos num planeta, talvez pudéssemos nos permitir muito mais, talvez pudéssemos nos permitir tudo e a nossa liberdade seria absoluta, mas, como estamos em oito bilhões de pessoas no planeta, é inevitável que qualquer espirro, qualquer gesto, qualquer olhar possa trazer consequências danosas para alguém. Por isso, a ética é essa preocupação permanente do coletivo em buscar soluções de aqui e acolá, limitação da liberdade de uns e de outros, do seu agir, do seu fazer, do seu desejar, para que outros possam ter o mesmo quinhão de liberdade", analisou sobre o tema.
Para o palestrante, a educação e a prevenção, quando trabalhadas com adolescentes e jovens, trazem resultados impactantes. "É imprescindível começar a educá-los cedo, o quanto antes, e a escola é um excelente laboratório de pesquisas éticas, que pode simular situações de convivência, eu diria, na vida real, na cidade, e com isso permitir a discussão de soluções que sejam justas e adequadas", comentou.
Clóvis de Barros Filho é doutor em Direito e em Ciências da Comunicação, professor, livre docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Também é autor de mais de 20 obras, entre elas o best-seller "A vida que vale a pena ser vivida", além de ter mais de 15 anos de experiência como palestrante e ser o apresentador do podcast Inédita Pamonha e #PartiuPensar.