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O Plano Geral de Atuação (PGA) define as políticas e prioridades institucionais do MPSC a cada biênio. O documento lista, ainda, os principais projetos da instituição em suas várias frentes de trabalho, como direitos humanos, meio ambiente e moralidade administrativa. O PGA pode ser visto como um recorte das metas do Planejamento Estratégico da instituição.

  • Consumidor

    1. Enfrentamento à publicidade e ao comércio irregular na internet

    2. Fortalecimento das Vigilâncias Sanitárias Municipais para a proteção e defesa do consumidor

    3. Segurança alimentar

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  • CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

    1. Vício de iniciativa no processo legislativo

    2. Art. 113 do ADCT - ausência de estudo de impacto financeiro-orçamentário em caso de proposição legislativa que altere despesa ou gere renúncia de receita

    3. Usurpação de competência

    4. Cargos de provimento em comissão - Procuradoria Municipal. Assessor jurídico com atribuições típicas da Advocacia Pública

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  • CRIMINAL E SEGURANÇA PÚBLICA

    1. Fortalecimento do Combate ao Crime Organizado

    2. Enfrentamento à exploração e violência sexual infanto-juvenil

    3.  Ampliar a interlocução entre o Ministério Público e as Forças Policiais com vistas ao aperfeiçoamento dos atos primários de persecução criminal

    4. Enfrentamento da violência doméstica: criação e ampliação de grupos reflexivos para homens (Regional).

    5. Destinação de recursos oriundos de medidas despenalizadoras (Regional)

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  • DIREITOS HUMANOS E TERCEIRO SETOR

    1. Política de cuidado para pessoas com deficiência e pessoas idosas

    2. Fomento ao mapeamento dos serviços de Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas e Residências Inclusivas no Estado e nos Municípios

    3. Desenvolvimento de protocolo com linhas gerais sobre proteção dos direitos das pessoas em situação de rua (principais estruturas e serviços, questões sanitárias, animais de companhia, amparo familiar, regularização documental, etc.)

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  • INFÂNCIA E JUVENTUDE

    1. Atuação preventiva de violação de direitos: articulação da rede de atendimento

    2. Conselhos Tutelares: capacitação, integração com rede e fortalecimento

    3. Saúde mental de crianças e adolescentes (política de atendimento)

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  • MORALIDADE ADMINISTRATIVA

    1. Integridade e Compliance

    2. Controladorias Internas. Reestruturação. Fortalecimento das ouvidorias

    3. Acesso à informação. Transparência. Conflitos com a LGPD (permanente fiscalização; recorrentes desrespeito)

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  • sAÚDE PÚBLICA

    1. Filas de espera por cirurgias eletivas

    2. Problemas de atendimento nas emergências (pronto atendimento) dos Hospitais

    3. Insuficiência/deficiência da rede de atenção psicossocial (CAPS, Residencial Terapêutica, Unidade de Acolhimento, etc)

    4. Filas de espera por consultas especializadas (Regional)

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